Inclusão Escolar e as políticas Educacionais
As políticas educacionais devem estar voltadas para a eliminação de todas as formas de exclusão e discrimação, de forma que os alunos possam participar efetivamente das propostas pedagógicas e sociais da escola. Sabemos que tais políticas também envolvem as pessoas portadoras de necessidades especiais, dentre elas as pessoas cegas. Também sabemos que a legislação brasileira, no que diz respeito ao PNE é muito vasta, e por vezes muito ampla e que a parte da sociedade ainda não respeita ou mesmo ignora tais leis.
O Ministerio da Educação e Cultura publicou, em 2006, o volume "Acessibilidade" - uma complilação de leis, decretos, portarias e conveções sobre o tema. Este é um pequeno volume que deveria estar conhecido e reconhecido pelas autoridades sociais afim de implantar ou implementar no que ele está exposto. Talvez seja uma utopia, mas seria formidável saber que todos, que têm direitos iguais, pudessem usufruí-los.
Outra obra que trata da inclusão escolar de PNEs é o livro "A inclusão ecolar de alunos com necessidades educacionais especiais", também publicado pelo MEC em 2006. Ele traz desde um histórico cultural dessas pessoas à apresentação de uma organização dos Sistemas para atendimento aos deficientes físicos, Currículo e Avaliação. Nele os autores colocam que "os sitemas de ensino devem prover e promover mudanças em sua organização, a partir do projeto pedagógico das escolas de forma que possam oferecer um atendimento educacional com qualidade a todos, eliminando barreiras atitudinais, físicas e de comunicação".
Ainda, o Intituto Benjamin Constant , tem publicado em seu site um ótimo material sobre Recursos Didáticos na Educação Especial.
Luciene
O Ministerio da Educação e Cultura publicou, em 2006, o volume "Acessibilidade" - uma complilação de leis, decretos, portarias e conveções sobre o tema. Este é um pequeno volume que deveria estar conhecido e reconhecido pelas autoridades sociais afim de implantar ou implementar no que ele está exposto. Talvez seja uma utopia, mas seria formidável saber que todos, que têm direitos iguais, pudessem usufruí-los.
Outra obra que trata da inclusão escolar de PNEs é o livro "A inclusão ecolar de alunos com necessidades educacionais especiais", também publicado pelo MEC em 2006. Ele traz desde um histórico cultural dessas pessoas à apresentação de uma organização dos Sistemas para atendimento aos deficientes físicos, Currículo e Avaliação. Nele os autores colocam que "os sitemas de ensino devem prover e promover mudanças em sua organização, a partir do projeto pedagógico das escolas de forma que possam oferecer um atendimento educacional com qualidade a todos, eliminando barreiras atitudinais, físicas e de comunicação".
Ainda, o Intituto Benjamin Constant , tem publicado em seu site um ótimo material sobre Recursos Didáticos na Educação Especial.
Luciene
1 Comentários:
Olá Lucilene, muito ineressante a tua postagem, gostei muito do link do Instituto Benjamin Constant, lá você encontra muitas reportagens sobre nosso assunto, envolvem desde as causas que podem levar a cegueira, a família, o livro falado, Braille, o DOS VOX e muito mais... quanto mais leituras mais entendemos como é importante para as pessoas com necessidades especiais terem acesso as tecnologias. Abraços Magda
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