quarta-feira, 9 de maio de 2007

Dicas para quando você encontrar uma pessoa com deficiência.

Faça isso e você verá o quanto é importante e enriquecedor aprendermos a conviver com a diversidade!

Muitas pessoas não deficientes ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência. Isso é natural. Todos nós podemos nos sentir desconfortáveis diante do "diferente".

Esse desconforto diminui e pode até mesmo desaparecer quando existem muitas oportunidades de convivência entre pessoas deficientes e não-deficientes.

Não faça de conta que a deficiência não existe. Se você se relacionar com uma pessoa deficiente como se ela não tivesse uma deficiência, você vai estar ignorando uma característica muito importante dela. Dessa forma, você não estará se relacionando com ela, mas com outra pessoa, uma que você inventou, que não é real.

Aceite a deficiência. Ela existe e você precisa levá-la na sua devida consideração. Não subestime as possibilidades, nem superestime as dificuldades e vice-versa.

Quando quiser alguma informação de uma pessoa deficiente, dirija-se diretamente a ela e não a seus acompanhantes ou intérpretes.

Sempre que quiser ajudar, ofereça ajuda. Sempre espere sua oferta ser aceita, antes de ajudar. Sempre pergunte a forma mais adequada para fazê-lo. Mas não se ofenda se seu oferecimento for recusado. Pois, nem sempre, as pessoas com deficiência precisam de auxílio. Às vezes, uma determinada atividade pode ser mais bem desenvolvida sem assistência. Se você não se sentir confortável ou seguro para fazer alguma coisa solicitada por uma pessoa deficiente, sinta-se livre para recusar. Neste caso, seria conveniente procurar outra pessoa que possa ajudar.

Você não deve ter receio de fazer ou dizer alguma coisa errada. Aja com naturalidade e tudo vai dar certo. Se ocorrer alguma situação embaraçosa, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham.
(www.bengalalegal.com)

3 Comentários:

Blogger Eoil Júnior disse...

Interessantíssimo!!!
Procurando argumentos para aprofundar as reflexões do grupo me deparei com este site www.bengalalegal.com, que é a página pessoal do Marcos Antonio Queiroz, onde tem muita coisa interessante sobre deficientes, vários relatos, estudos, dicas e tudo isso de maneira franca e direta, com uma abordagem fantástica sobre o tema deficiência.

9 de maio de 2007 às 06:43  
Blogger Eoil Júnior disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

9 de maio de 2007 às 06:44  
Blogger Lene e os blogs disse...

Gente!
Incrível esta página do bengalalegal.com.
É de emocionar e recomendar.
Valeu, Eoil!

23 de maio de 2007 às 18:59  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

Obrigada pela visita! Volte sempre!